ATENÇÃO ELETRICISTA CONHEÇA A NBR 5410

10/03/2020

As NBR’s advertem os profissionais sobre as normas básicas de instalações elétricas, para que as mesmas não ofereçam riscos a edificações, aos seres humanos, animais, bens materiais e etc. NBR significa Norma Brasileira. As NBR’s são aprovadas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, e é a ABNT que disponibiliza a norma NBR-5410 em pdf.

NBR-5410

A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc. Para o profissional da área funciona como um guia, sobre o que se deve ou não fazer, ela traz um texto diferenciado explicando e colocando regras em instalações de baixa tensão, e faz grande diferença conhecê-la e acima de tudo aplicá-la. Conhecer a norma e os tópicos nela propostos esclarece muitas das dúvidas dos profissionais da área.

  1. NBR-5410 se aplica:

    Como dito anteriormente, a NBR-5410 é uma normatização voltada às instalações prediais, porém quando se fala de instalação predial, logo pensamos na instalação residencial, por isso os tópicos abaixo esclarecem e exemplificam a aplicação desta norma.

    • Áreas descobertas externas a edificações;
    • Locais de acampamento, marinha e instalações análogas;
    • Instalações temporárias como canteiros de obras, feiras, etc.;
    • Circuitos elétricos alimentados sobtensão nominal igual ou inferior a 1000 V em correntealternada (CA), frequência inferior a 400 Hz, ou a 1500 V e corrente contínua (CC) (modificação vinda da norma NR-10, que estabelece o que é baixa tensão);
    • Circuitos elétricos que não estão dentro de equipamentos, funcionando sobre tensão superior a 1000 volts, e alimentados por uma instalação igual ou inferior a 1000 volts e corrente alternada. Circuitos de lâmpadas de descarga, por exemplo;
    • Fiações e redes elétricas que não estejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização;
    • Linhas elétricas fixas de sinal com exceção dos circuitos internos dos equipamentos
    • Instalações novas e já existentes, sobre reforma;
     

    NBR-5410 não se aplica:

    Alguns dos pontos citados pertencem a normas próprias e específicas a instalação, mesmo estando dentro das instalações de baixa tensão, por isso a NBR-5410 não se aplica aos mesmos.

    • Instalações de tração elétrica;
    • Instalações elétricas de veículos motores, carros elétricos, por exemplo;
    • Instalações de embarcações e aeronaves;
    • Equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida em que não comprometa a segurança das instalações;
    • Iluminação pública;
    • Redes públicas de distribuição elétrica
    • Instalações de proteção contra quedas diretas de raios, porém esta norma considera as consequências dos fenômenos atmosféricos sobre as instalações, por exemplo, seleção dos dispositivos de proteção contra sobre tensão;
    • Instalações em minas;
    • Instalações em cercas elétricas;

    A aplicação da NBR-5410 não dispensa o seguimento de outras normas aplicadas em situações ou lugares específicos e os regulamentos que a instalação deve seguir.

    Importância do cumprimento da norma

    Ter uma instalação baseada nas normas é indiscutivelmente o correto, pois assim fica assegurado o bom funcionamento, a conservação dos bens e principalmente a segurança. Normas existem para regulamentar, trazer uma igualdade as demais instalações elétricas e melhorar o âmbito de qualidade das instalações elétricas, e a NBR-5410 existe justamente pela preocupação com as instalações elétricas de baixa tensão, pois muitos acidentes ocorrem neste tipo de instalação com usuários que nem sempre possuem qualificação. Cumprir a norma é assegurar que estas instalações estejam dentro do que é considerado um funcionamento seguro.

     

# Dica especial

La vem uma dica muito especial para você!! Para evitar muitos outros problemas, as vezes é necessário a contratação de um profissional para prevenir problemas em casa. Por isso indicamos nossa plataforma Aplicativo Quem contrato, uma facilitador que te auxiliará a encontrar profissionais que vão te  ajudar a manter sua casa segura em sem problemas. Conheça nosso App baixe grátis!

 

Compartilhar:
Instagram
Instagram has returned invalid data.
Fechar Menu