Eletricidade: Dicas para economizar e evitar acidentes em casa

Caroline e Daiane ||  15 de Outubro

   A energia elétrica está presente em nossa vida praticamente o dia todo. Você já parou para pensar as inúmeras coisas que fazem parte do nosso cotidiano e que necessitam de energia? Com a nossa rotina nos habituamos com as coisas que fazem parte dela, e sem perceber, não damos a devida importância a cada uma, a eletricidade é um exemplo disso. É só ficar poucas horas sem eletricidade em casa ou no serviço, por conta de uma manutenção, que o tédio já desperta. Não é mesmo?! E é nesse momento que percebemos como seria difícil viver sem a energia elétrica.

Gettyimages

   Diante disso, é importante saber utilizar de forma proveitosa a eletricidade, que além de ajudar a economizar no final do mês, contribui com o meio ambiente. Então se liga nessas dicas da COPEL (Companhia Paranaense de Energia) para a sustentabilidade:

Gettyimages

Dicas para economizar energia elétrica em casa:

  • Prefira comprar aparelhos que utilizam menos energia, confira o selo PROCEL para ver a eficiência do equipamento.
  • Quando abrir a geladeira pegue rapidamente o que precisa, a porta aberta faz com que se gaste muito mais energia.
  • No banho é possível ficar limpo sem gastar muita água, nem energia, faça-o sem demorar muito.
  • Evite acender lâmpadas durante o dia, utilize o sol para iluminar sua casa, abra bem as janelas e cortinas.
  • Utilize cores claras nas paredes internas, as cores escuras exigem lâmpadas que consomem mais energia.
  • Quando comprar lâmpadas, prefira as de LED, iluminam melhor e consomem menos energia.
  • Não esqueças de desligue a televisão ou o videogame quando for fazer outra atividade.
  • Quando for lavar roupas aproveite a capacidade máxima da máquina, além disso utilize a quantidade certa de sabão para não precisar enxaguar novamente, assim você economiza água e energia.
  • Ah o ar condicionado! Feche portas e janelas quando estiver utilizando, regule a temperatura de forma confortável, limpe os filtros regularmente, e principalmente, desligue-o quando sair do ambiente.
Gettyimages

   Olha só como é fácil economizar energia! Essas, são dicas que muitos já ouviram várias vezes, mas relembrar é sempre bom, assim nos mantemos alerta. Se você quer saber mais, lá no site da COPEL você encontra outras dicas bem legais.
  Agora vamos falar sobre os riscos que a energia elétrica pode causar, diante de um descuido. Caso precise de algum conserto o ideal é sempre chamar alguém que entenda do assunto, nunca tente arrumar equipamentos ou fiações se você é inexperiente, isso é muito perigoso, principalmente com a eletricidade. Com base nas informações da COPEL, vamos apresentar algumas dicas que podem te ajudar a prevenir acidentes.

Gettyimages

Dicas para evitar acidentes elétricos em casa:

  • O choque elétrico, que pode causar formigamentos, queimaduras, ferimentos graves e até a morte. Ele acontece quando uma pessoa ou animal em contato com o solo encosta em um fio desencapado e ligado, afinal o corpo é um condutor elétrico.
  • Para socorrer alguém que esteja recebendo choque elétrico, é importante você saber que antes de qualquer coisa é necessário que um adulto desligue o disjuntor do local, nunca toque nos fios e nem em quem está recebendo o choque. Os três primeiros minutos são vitais, é necessário pedir socorro imediatamente. Ligue 192, 193 ou 199.
  • Curto circuitos também são muito perigosos e podem causar incêndios. Isso acontece quando dois fios desencapados encostam um no outro, ou em um material condutor.
  • Não sobrecarregue tomadas, ligando vários aparelhos com ajuda de adaptadores. Se for preciso, o melhor é utilizar um filtro de linha.
  • Para trocar a temperatura do chuveiro, nunca faça isso com a torneira aberta. E se não alcançar, chame alguém mais alto para ajudar, não utilize outros objetos para isso.
  • Fio derretido, torneira dando choque ou cheiro de queimado, são indicações de que algo está errado. Procure um profissional.
  • Nunca ligue eletrodomésticos com as mãos e os pés molhados.
  • Para trocar lâmpadas é necessário desligar o disjuntor, segurar a lâmpada pela parte plástica e utilizar uma escada segura.
  • Cuide da fiação da casa para não correr esses riscos, não se esqueça que profissionais são as pessoas mais indicadas para isso.
Gettyimages

   Energia elétrica não é brincadeira, mesmo que você precise fazer um simples reparo é muito importante contar com a ajuda de pessoas experientes. Como você pode perceber, esses pequenos reparos podem até causar graves acidentes. E se você precisa do serviço de um profissional e não sabe onde procurar, não se preocupe, no aplicativo do Quem Contrato é possível encontrar diversos parceiros e serviços, baixe o APP e confira!

Referência:

COPEL. Energia elétrica e você. 2018. Disponível em: https://www.copel.com/hpcopel/root/sitearquivos2.nsf/arquivos/cartilha_energia/$FILE/cartilha_energia.pdf. Acesso em: 11 out. 2019.

Compartilhar:

Caroline Silva e Daiane Bragantine

Somos comunicadoras, apaixonadas por coisas que facilitam nossas vidas 😉

Instagram
Instagram has returned invalid data.
Fechar Menu